85.png

Vereadores articulam junto ao Estado proposta para ampliar clínica médico-legal em Guarujá

92.jpg

Guarujá, 03 de outubro de 2025
 

Os vereadores Dra. Adriana Machado (PSD) e Anderson Bernardes (PODE) estiveram em São Paulo no último dia 02 de outubro, em reunião com o secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite, em agenda articulada pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PL). A principal pauta foi a situação do Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá e a necessidade de ampliar o funcionamento da clínica médico-legal na cidade.
 

A iniciativa surgiu após um ofício da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, que desaconselhou a manutenção do IML para exames necroscópicos, mas se manifestou favorável à continuidade da clínica médico-legal. Atualmente, esse serviço é oferecido apenas duas vezes por semana em período restrito, deixando lacunas graves no atendimento da população.
 

Na reunião, Adriana e Anderson apresentaram uma proposta de parceria tripartite: o Governo do Estado garantiria o funcionamento da clínica médico-legal de segunda a sexta-feira em horário comercial; o município colaboraria com recursos humanos; e a iniciativa privada, por meio de parceria com a Unoeste, se encarregaria das reformas e adequações necessárias.
 

Os vereadores já tiveram tratativas com os três entes, que a princípio se manifestaram favoráveis à proposta, abrindo caminho para que a medida se concretize.
 

Na Câmara Municipal, Adriana é presidente da Comissão Permanente de Saúde e Anderson preside a Comissão Permanente de Segurança, o que reforça a legitimidade dessa atuação conjunta em prol da cidade.
 

Eles destacam ainda que a clínica médico-legal é fundamental não apenas para atender casos de mortes violentas, mas também para a realização de exames de corpo de delito, perícias obrigatórias em situações de lesões corporais, agressões, violência doméstica e outros crimes. Esses exames têm papel decisivo para comprovar a materialidade do delito e garantir justiça às vítimas.
 

“Garantir a ampliação da clínica médico-legal em Guarujá significa mais eficiência, mais acesso e mais cidadania para a nossa população”, reforçou Adriana Machado.